Aprendizagem, mudança de comportamento e novos comportamentos

As coisas, por mais simples que sejam, sempre estão cercadas de mistérios e filosofias que parecem vãos para Os inconsequentes e imperceptíveis para os distraidos.

A aprendizagem é imanente na infância; e preguiçosa no adolescente; e seletiva no jovem e manipulada no adulto.
Quando alguem não sabe, dirigir automóvel, entra numa auto-escola, aprende a dirigir e está tudo resolvido. Os conhecimentos adquiridos são colocados em prática e não há entraves nesse mister. Houve uma aquisição de conhecimentos, houve aprendizagem, com inclusão de novos comportamentos pois nao havia um comportamento anterior que precisasse ser mudado.

Guarde isto: Só há aprendizagem quando há mudança de comportamento ou adesão de novos comportamentos. Se voce diz que aprendeu alguma coisa e continua procedendo como dantes, em acintosa oposição ao que diz que aprendeu, voce realmente não aprendeu. Imagine uma criança que aprendeu a andar e continua a engatinhar

Porque já estou com 66’ anos e passei a maior parte desse tempo ligado a educação, tenho ouvido com_alguma frequência a declaração: “Aprendi isto ou aquilo com voce” Aprender teoricamente não é muito difícil. Significa apenas convencer-me de que determinada coisa é verdadeira, boa e útil. O problema é coloca—la em prática, Isso envolve mudança de cømportamento que demanda esforço, disposição, coragem, renúncia e as vezes alguma perda.

“Sede cumpridores da Palavra e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos”. (Tiago 1.22)

Compartilhe

One thought on “Aprendizagem, mudança de comportamento e novos comportamentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *