Cinco Compromissos: Ecológico, Comigo, Familiar, Social e com Cristo

Queiramos ou não, reconheçamos ou não, o COMPROMISSO é inevitável, atávico e imanente.
O primeiro compromisso é com a Criação de Deus, é ecológico: (Gen. 2.15) -”E tomou o Senhor Deus o homem e o pôs no jardim do Edem para o lavrar e o guardar. “Mas a servidão da corrupção a que o homem está sujeito tomou a criação refém de sua sanha destruidora e deletéria. Por isso toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. (Romanos.8.22). Isto aumenta e toma urgente meu compromisso com a criação.
O segundo compromisso é comigo mesmo. Sou responsável por mim. Preciso amar-me, gostar de mim. E isso se reflete no cuidado que devo ter com minha pessoa como um todo: física, moral, estética, espiritual, psicológica, intelectualmente, etc, inclusive para que eu possa sustentar os outros compromissos. Se não respeitamos nossa própria pessoa, como exigir que os outros nos respeitem. Se aceitamos qualquer tipo de manipulação, renunciamos ao nosso eu e o entregamos a mãos estranhas perdendo nossa liberdade e autonomia, Isso, entre muitas outras coisas.
O terceiro compromisso é com a família. Todos nascemos numa família e temos o nosso lugar nela. O grande desafio nesse núcleo familiar é a cooperação e para isso cada membro precisa reconhecer e assumir sua cota de responsabilidade. Cabe lembrar que essa cooperação se estende a todas as àreas imanentes à família.
O quarto compromisso é social. Nasci num momento histórico que é meu. A sociedade na qual estou inserido tem carências que posso suprir. Preciso deixá-la melhor do que a encontrei. Algumas necessidades são gritantes, outras, nem tanto. Pelo menos uma delas está ao meu alcance.
O quinto compromisso é com Cristo. Sem Cristo eu estaria irremediavelmente perdido. Ele me resgatou e salvou. E não apenas isso, vai ressuscitar-me no último dia dando-me a vida eterna. Este compromisso é transcendente. Começa aqui, dura enquanto eu durar e projeta-se na Eternidade. E interessante constatar que o compromisso com Cristo não é em benefício dele mas em benefício do meu próximo a quem Jesus também ama e morreu por ele. Se houver algum outro compromisso, nesses cinco se resume.
CincoCompromissos

Compartilhe

One thought on “Cinco Compromissos: Ecológico, Comigo, Familiar, Social e com Cristo

  1. VALÉRIA RAMOS DE AMORIM MACHADO.

    PROFESSOR LAÉLIO, PROCUREI VC POR TODA PARTE, MAS COMO NÃO RECORRER AO GOOGLE?!? LÁ ENCONTREI SEU NOME EM VÁRIOS LUGARES…ATÉ NUMA MENSAGEM DE UMA IGREJA BATISTA NO SUL DO PAÍS…VC É QUASE INTERNACIONAL, PENSEI EM IR À IGREJA BATISTA PONTE PARAGUAI, COMO VC ESCREVE BEM! NUNCA VOU APRENDER A ESCREVER ASSIM…OU VOU?

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *