Deus Promete a terra de Canaã a Abraão e Ló

Havia um homem chamado Abrão que morava em uma cidade com sua família e seus parentes, Ele era descendente de Noé.
Abrão era um homem que muito amava a Deus. Enquanto muitos vizinhos adoravam outros deuses, ele continuava firme em sua fé no Deus verdadeiro,
Certo dia, Deus falou com ele: Abrão, pegue a sua mulher, seu sobrinho Ló e os seus bens e saia desta terra. Vou levar vocês para uma nova terra. O nome desse lugar é Canaã. Eu vou abençoar e dar a vocês essa nova terra, e ela será sua, de sua família e de seus descendentes para sempre.”
E, como o Senhor Deus havia ordenado, assim Abrão fez em total confiança e obediência a Deus.
Muitos perigos e dificuldades surgiriam durante a viagem. Muitas coisas eles teriam que deixar para trás, já que o caminho era longo. Mesmo assim, Abrão confiou em Deus, pegou seus pertences, empregados, carregou mulas e camelos e partiu em direção a Canaã.
Abrão, sua esposa Sarai, Ló e todos os seus vários empregados viajaram muito até chegar à terra de Canaã. Abrão e Ló tinham muitas posses; tínham muitos bois e vacas, ovelhas, camelos, jumentos. Tinham também empregados para cuidar de tudo.
Mas, ao chegarem à Terra Prometida, os seus animais começaram a comer dos pastos. Perceberam que não haveria pastagem suficiente para todo gado. Abrão e Ló tinham tanto gado que logo os empregados começaram a brigar entre si por causa dos poços de água, para ver quem daria água aos animais de seus donos.
Certo dia, Abrão disse a Ló: “Veja, este é um país bem grande. Que tal se nos separarmos? Será melhor se você e eu tivermos áreas separadas, assim teremos água e terras suficientes para cada um, afinal somos como irmãos.”
Deus havia prometido a terra de Canaã a Abrão, no entanto, Abrão deu a Ló a oportunidade de escolher a terra quê quisesse.

empregados de Abraão e Ló

Foi um ato nobre e generoso! Ló, então, pôde se decidir.
Porém, o coração de Ló não tinha tanta bondade quanto o de Abrão. Ele escolheu a melhor terra perto do Rio jordão, pois era bem regada e muito bonita.
Os dois se despediram. Ló partiu para o oriente, e Abrão para o lado oposto. Abrão poderia ter brigado com Ló pelas terras, mas no fundo ele tinha certeza de que a promessa de Deus não falharia.
Abrão, assim, habitou a terra de Canaã, a Terra Prometida. Ló habitou as cidades da campina até Sodoma.
Abrão era grato a Deus e o louvava de coração.
Logo depois que Ló se estabeleceu nas campinas perto do Rio jordão até a cidade de Sodoma, começou uma guerra.
Ló e outras pessoas foram levadas como prisioneiras. Mas alguém escapou e foi correndo contar a Abrão. Abrão, mais que depressa, saiu para resgatar o seu sobrinho, Abrão e seus homens perseguiram os inimigos e os venceram.
E Abrão conseguiu trazer Ló a salvo. Seus bens e seu povo também foram trazidos de volta para casa.
Os reis de Sodoma agradeceram a Abrão por trazer Ló de volta e ofereceram pão, vinho e riquezas.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *