O Pastor, As Ovelhas e o Rebanho de Deus

Os princípios, os conteúdos não mudam, mas os métodos e as embalagens, sim. O pastor que, na parábola, deixou seguras no aprisco 99 ovelhas e partiu em busca da ovelha perdida, hoje, temos a impressão de que houve uma tremenda inflação, pois a idéia que temos é de que o pastor deixa uma ovelha segura no aprisco e vai em busca das 99 desgarradas.
Ovelha passou a ser um termo pejorativo porque a ovelha não tem senso de direção, vive em bando, está sempre dependendo de quem cuide de sua ferida, seu alimento, sua sede, livramento dos perigos e dos lobos devoradores, não tendo o mínimo recurso de defesa e são facilmente conduzidas, bastando o latido de um esperto cão para encaminhá-las devidamente. Só servem para produzir lã e gordura.
Por outro lado o termo pastor também assumiu contornos pejorativos. Talvez por culpa das próprias ovelhas, talvez por culpa da incompreensão do verdadeiro significado bíblico, talvez pela contaminação dos valores políticos, econômicos e sociais, etc, daí a perda do amor real pelas ovelhas, o olhar de cima para baixo, a discriminação entre as que produzem mais ou menos lã ou gordura, etc.
Nem todos os atributos das ovelhas se aplicam ao REBANHO DE DEUS. Aliás, é isso que vemos nos ensinos dos apóstolos. A comparação é produto de um contexto histórico, geográfico, cultural e social, pois que a atividade pastoril era uma realidade contemporânea de então. A IGREJA DE CRISTO não é um rebanho de alienados, impassíveis, desorientados, em busca de sombra e água fresca. Diante dele, como salvos, está o longo caminho da santificação (também imposto aos pastores) que culminará com o arrebatamento no Dia de Cristo. Além do mais, todos os salvos são chamados para o ministério cristão e por isso o Espírito Santo distribui dons aos crentes para o exercício desse ministério.
Ovelhas, mas nem tanto!

A Igreja é o Rebanho de Deus

Compartilhe

3 thoughts on “O Pastor, As Ovelhas e o Rebanho de Deus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *