O Rei Davi Idoso nomeia seu filho Rei Salomão como novo Rei

Após a morte de seu filho Absalão, a tristeza do Rei Davi era tanta que ele não podia mais se conter!
Procurou um lugar onde pudesse ficar sozinho. Queria desabafar toda tristeza que parecia arrebentar seu coração.
Entre muitas lágrimas, lamentou: “Oh, meu filho Absalão!…meu filho, meu filho Absalão! Que Deus me tivesse levado em seu lugar!… meu filho, meu filho!”
Naquele dia em que Absalão fora derrotado em batalha, o povo também ficou triste e não celebrava a vitória conquistada.
Não havia alegria em lugar algum. Mas Davi refletiu bastante a respeito de seu povo e de todo sacrifício feito em nome do rei.
E mais uma vez se sentiu forte para continuar a viver.
Então, o rei Davi se levantou e se apresentou diante do povo. Todos de Israel, presentes ali, pediram que Davi voltasse para jerusalém.
A vida às vezes parece muito difícil, mas Deus nunca deixa de nos dar forças. E preciso crer no amor de Deus!
Davi alcançou idade avançada.
Adonias, um dos filhos de Davi, moço formoso, quis ser o novo rei de Israel.
Davi não podia mais reinar e mal sabia o que se passava em seu reino.
Desejando muito o trono real, Adonias preparou carruagens, cavaleiros e cinqüenta homens. Também mandou preparar grande quantidade de alimentos e bebidas. Convidou seus irmãos e os homens de judá para a grande festa em que se coroaria rei.
No entanto, Zadoque, o sacerdote, e Natã, o profeta, não estavam de acordo com aquela atitude de Adonias. Eles sabiam que, na verdade, quem deveria reinar era Salomão, o outro filho de Davi.
Natã e Zadoque ficaram preocupados com aquela festa de coroação. Na verdade, Adonias nem quis conselhos de ninguém. Queria apenas coroar-se rei naquela ocasião. Zadoque e Natã foram falar com a mãe de Salomão, Bate-Seba. Contaram os planos de Adonias a ela: “Você sabia que Adonias planeja se coroar? Davi nem sequer faz idéia de que isto esteja acontecendo. Você precisa falar com Davi e contar tudo a ele.”
Bate-Seba foi aos aposentos do rei e disse: “Meu Rei, Adonias já está tomando o seu reino. Todos acreditam que hoje ele vai se coroar rei de Israel. Meu Rei, sua vontade sempre foi que Salomão, nosso filho, assumisse um dia a coroa, não é verdade?”
Davi ouviu tudo e mandou chamar Zadoque e Natã.
Davi ordenou a eles: “Vocês devem ungir Salomão. Ele passará a ser rei de Israel. Em seguida toquem a trombeta e gritem em alta voz: ‘Viva, Rei Salomão!’ e, então, vocês o seguirão até o meu trono, onde Salomão se sentará.”
Um dos Mandamentos de Deus diz que não se deve desejar o que pertence a outro. Mas quanta gente se esquece disso!
Adonias e seus convidados comiam e bebiam muito durante a festa. De repente, ouviram as trombetas anunciando que Salomão, seu irmão, tinha sido ungido. Estava coroado como Rei de Israel.
Logo se confirmou a notícia de que Davi tinha constituído seu filho Salomão como rei.
Os convidados de Adonias ficaram com medo, e cada um seguiu o seu caminho. Adonias teve medo de Salomão.
Adonias se preparou e foi buscar refúgio perto do altar, julgando que assim estaria seguro se houvesse alguma confusão. Ele temia que Salomão o maltratasse. Sabia que não estava agindo corretamente ao planejar coroar-se rei.
Longe dali, Salomão declarou: Se ele for um homem de bem, prometo que nenhum de seus cabelos cairá, mas se for maldoso…”
Mais tarde, quando estava perto de morrer, Davi chamou Salomão e deu-lhe vários e bons conselhos a respeito de tudo e de todos. Respeitar os mais velhos e ouvir seus conselhos é assumir atitude de amor!
Assim que Davi faleceu, Salomão assumiu o trono de seu pai.
Rei Davi na velhice

Compartilhe

One thought on “O Rei Davi Idoso nomeia seu filho Rei Salomão como novo Rei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *