Três em Um: O Espírito Santo o Salvo Redimido e o Crente Virtual

Três em Um

Antigamente, havia uma fábrica de doces que, sabiamente, colocava três doces em uma só lata: a goiabada, a marmelada e a pessegada. Acho que era a Colombo. Que delícia!
Pensando sobre a Igreja, identifiquei nela os três elementos que, na verdade, só tem em comum o estarem juntos no mesmo recipiente, formando essa unidade tripartite.
O primeiro elemento é o Espírito Santo que, por ser o próprio Deus, não nos é possível desvendar-lhe todos os mistérios e temos que nos contentar em proceder como quem come mingau quente: comer pelas beiradas. Na teoria, parece fácil entendê-LO e degluti-LO, mas na prática, engasgamos.
O segundo elemento é o salvo absolutamente redimido, em cujo “coração” o Espírito Santo habita. A Igreja é a reunião de todos os salvos mas eles não são perfeitos e por isso travam uma guerra cruenta contra suas limitações, sua natureza, inclinações e pecados. A guerra é uma entidade unitária e também a soma de muitas batalhas, e, desta forma o salvo vai vencendo algumas batalhas, evitando outras e repetindo lutas com a aplicação de novas estratégias aprendidas com o estudo da Palavra de Deus, com a oração e com a experiência. Mas ele sabe que há batalhas que o acompanharão por toda a vida até o arrebatamento (a morte ou a segunda vinda de Cristo), realidade que renova suas forças e realimenta suas esperanças.
O terceiro elemento é o “crente virtual” (para usar uma nomenclatura moderna). Está ali, conversa conosco, a gente o vê, mas não existe. E o princípio é simples: ele não foi regenerado, não nasceu de novo, não tem o Espírito Santo. Logo, não tem a mente de Cristo. Pode adquirir o mesmo linguajar do crente, utilizar as mesmas idéias, balbuciar a mesma teologia, cantar os mesmos hinos, mas falta-lhe a essência: a regeneração. Está na Igreja, participa de sua liturgia, até de sua administração. Trava a sua batalha mas não a batalha do Espírito Santo, porque ele não O possui. Finalmente, ouvirá o que ele não espera: “Não vos conheço!”.

SÉRIE DE MEDITAÇÕES “PENSO, LOGO EXISTO”

Nº 17   –   SÉRIE X

Compartilhe

2 thoughts on “Três em Um: O Espírito Santo o Salvo Redimido e o Crente Virtual

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *